Publicitário José Borghi fala sobre como fazer Marketing em tempos de crise

O CEO da Mullen Lowe, José Borghi, relata que uma crise pode também ser a oportunidade para os publicitários mostrarem o quão relevante pode ser o marketing, principalmente se eles souberem desenvolver suas estratégias de maneira muito bem planejada

Businessman skips the crisis with a jump on a positive statistic

Uma das primeiras áreas de uma empresa a sentir os efeitos de uma crise é o marketing, pois ainda é bastante comum, embora equivocada, a visão de que esse departamento funciona apenas como uma ajuda para o setor de vendas e a organização em geral. Por isso, em tempos de instabilidade econômica como os que o Brasil está passando, o trabalho dos profissionais de marketing é ainda mais importante.

Assim como o ano passado, 2016 tem sido bastante complicado para o Brasil, principalmente para a economia. Além de a inflação ter atingido um dos níveis mais altos dos últimos anos e o dólar ter ganhado valor frente ao real, as previsões do mercado apontam para uma queda de 3% no PIB (Produto Interno Bruto) este ano. Tudo isso influencia diretamente no preço dos produtos e serviços que chegam até os consumidores. Dessa forma, os departamentos de marketing têm que desenvolver estratégias criativas e capazes de amenizar os efeitos da instabilidade econômica, destaca José Borghi. O empresário da Mullen Lowe lembra ainda que, diante dessas dificuldades, a publicidade pode ser essencial para as marcas se manterem fortes no mercado, principalmente se compreenderem que o marketing deve ganhar ainda mais incentivo nesse momento.

José Borghi comenta que as empresas precisam enxergar que a publicidade não fica restrita a apresentação dos produtos e serviços aos consumidores, mas que deve fazer parte de todas as estratégias de uma marca. Atuando em parceria com todos os setores de uma empresa, o marketing pode ser determinante para alcançar as metas traçadas, já que trabalha com planejamento estratégico, gerenciamento das atividades, análise de métricas e correção de eventuais falhas.

Sendo o departamento de marketing considerado fundamental dentro de uma empresa, ele pode analisar a situação do mercado para se prevenir contra possíveis momentos de instabilidade. Isso possibilita a criação de estratégias para amenizar os efeitos de uma crise e continuar agregando valores para a empresa, como novos clientes e o direcionamento correto dos investimentos. Nesse sentido, José Borghi destaca que alguns fatores devem ser considerados fundamentais para que a publicidade se torne efetiva e tenha um bom retorno. O primeiro ponto que o publicitário da antiga Borghi Lowe cita é a análise dos produtos e serviços que a empresa oferece. Através da pesquisa sobre o que o mercado está exigindo, o marketing direciona o setor de vendas para as estratégias que apresentarão bons resultados, levando em consideração o público-alvo e o valor de cada item. Isso evita que investimentos sejam desperdiçados com produtos que não trarão um retorno satisfatório e faz com que a marca ofereça aos seus clientes apenas aquilo que ela realmente pode entregar com qualidade, o que é essencial para manter um bom relacionamento, já que aumenta a confiança e demonstra comprometimento. Nesse sentido, visando fortalecer a imagem da marca, é crucial que, mesmo em tempos ruins, sejam feitos investimentos no sentido de permanecer forte no mercado e sempre estar na percepção dos consumidores positivamente.

Também pensando em direcionar corretamente os investimentos e melhorar cada vez mais o relacionamento com os clientes, é muito importante analisar métricas que mostrem quais as estratégias que estão apresentando um bom retorno e aquelas que demandam ajustes e quais as necessidades, exigências e preferências dos clientes. Tudo isso ajuda a empresa a se posicionar corretamente no mercado e personalizar as interações com o seu público, criando uma relação de confiança e atraindo novos consumidores constantemente, destaca José Borghi.

O empresário da Mullen Lowe finaliza ressaltando que, além de tudo isso, os momentos de crise podem ser um grande caminho para quem tem coragem de inovar alcançar o sucesso. Dessa maneira, as marcas têm que, principalmente com o uso da tecnologia, que permite avaliar o mercado de forma ampla e planejar, analisar e mensurar tudo que é feito, tentar se destacar da concorrência com ações inovadoras, que agreguem novos valores e tenham a capacidade de atrair novos clientes e fidelizar aqueles que a empresa já possui.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s